Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Operadoras podem aumentar o valor do plano de saúde dos maiores de 60 anos de idade?

Publicado por Myllena Gonçalves
há 4 anos

A população idosa no Brasil tem crescido gradativamente nos últimos anos e, segundo dados do DataFolha, cerca de 6,2 milhões de idosos no país são beneficiários de planos de saúde.

Devido à nova realidade da perspectiva de vida brasileira, virou prática comum entre as seguradoras o reajuste dos valores cobrados dos usuários quando estes chegam aos 60 anos.

Por lei as mensalidades do convênio de saúde podem sofrer 3 tipos de reajustes, o reajuste anual, o reajuste por sinistralidade; e o reajuste por mudança de faixa etária.

Este último está previsto pela Lei de Planos de Saúde (n º 9.656/98). Em seu artigo 15, ela prevê essa possibilidade desde que o contrato preveja as faixas etárias e os percentuais de reajustes incidentes em cada uma delas.

Entretanto, este tema ainda gera dúvidas quanto à legalidade do reajuste aplicado ao idoso consumidor do plano de saúde.

Portanto, devemos recordar que além da Lei de Planos de Saúde (Lei 9.656/98), os idosos também estão protegidos pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) e pelo Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90).

Desta forma, é proibido o reajuste por faixa etária aos consumidores com mais de 60 anos, desde que participantes do plano de saúde há mais de 10 anos, tanto para os contrato assinados após o advento do Estatuto do Idoso, quanto àqueles celebrados antes desta data.

Desta forma, é evidente que o aumento da mensalidade dos planos de saúde a maiores de 60 anos é ilegal, tendo em vista que, desrespeitam o previsto nos dispositivos legais supracitados, que vedam o reajuste do plano em razão da mudança de idade aos segurados com mais de 60 anos de idade, independente da data de contratação.

* Myllena Gonçalves Duarte – sócia do escritório de Advocacia Nanni, Puerta & Gonçalves.

Acesse nossas redes sociais https://www.facebook.com/pg/adv.nannipuertaegoncalves/

https://www.instagram.com/adv.nannipuertaegoncalves/

  • Sobre o autorDireito Médico e da Saúde
  • Publicações25
  • Seguidores22
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1963
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operadoras-podem-aumentar-o-valor-do-plano-de-saude-dos-maiores-de-60-anos-de-idade/854056189

Informações relacionadas

Erika Nicodemos Advocacia, Advogado
Notíciashá 7 anos

Conheça os tipos de reajuste de planos de saúde existentes

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: APL XXXXX-28.2017.8.19.0001

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Reajuste no plano de saúde

Gabriela Guerra, Advogado
Artigoshá 11 anos

Reajuste por faixa etária dos Planos de Saúde após os 60 anos - Conduta Abusiva

Justiça proíbe reajuste de plano de saúde de maiores de 60 anos por mudança de faixa etária

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Boa noite
Absurdo das diferença com nossos idosos, eles falam da melhor idade, mas na realidade não condiz com a realidade. A lógica seria também que aumentasse o salário mínimo para os idosos também, agora qual seria o POR QUÊ disso tudo, cade a igualdade, impessoalidade da Carta Magna. continuar lendo

Olá, tenho uma dúvida. Tenho um plano familiar a mais de 30 anos na mesma operadora, tenho 67 anos e a outra titular 31 anos. E anualmente o convênio ajusta os valores conforme o cálculo da ANS, isso é correto? Fiquei confusa em relação a proibição do aumento para idoso. continuar lendo